Perguntas Frequentes

Tire todas as suas dúvidas aqui

  1. 1
    O que é EJA?

    EJA é a sigla para Educação de Jovens e Adultos e refere-se à modalidade de educação que busca compensar a defasagem escolar, tornando a conclusão do ciclo de ensino mais rápida em relação à educação regular. Na modalidade PRESENCIAL, por exemplo, a EJA Ensino Médio pode ser concluída entre um ano e meio a dois anos, enquanto o ensino regular leva três anos. Também chamado de supletivo, ainda é muito conhecido popularmente por esse nome. E no Aprendiz você pode concluir em até 3 (três) meses.

  2. 2
    O que é EAD?

    EAD é a sigla para educação a distância. É uma modalidade de ensino que dá mais flexibilidade e autonomia, pois não se exige do aluno a presença regular em um espaço físico determinado. Vem ganhando muito espaço por acompanhar as evoluções tecnológicas, a possibilidade de fazer seus próprios horários e com preços mais acessíveis que a modalidade de ensino presencial. Somente as avaliações são atividades presenciais obrigatórias.

  3. 3
    Quais são as vantagens da educação a distância?

    As principais vantagens da EAD são a flexibilidade de horários e a autonomia de estudos. Você pode dedicar-se nos horários que considerar mais adequados e conciliar melhor com outras atividades do cotidiano. Além disso, do ponto de vista financeiro os preços da educação a distância são mais acessíveis que a de escolas presenciais, além de diminuir custos diários com transporte, por exemplo.

  4. 4
    Qual é a validade do certificado do curso da na modalidade EJA/Ensino Médio EAD?

    O certificado de conclusão do curso da EJA/Ensino Médio emitido para quem estuda na modalidade EAD têm a mesma validade que o certificado emitido por escolas presenciais. O Ministério da Educação dá o mesmo valor a ambos os documentos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que desde 1996 determina que os certificados dos cursos a distância tenham o mesmo valor dos presenciais.

  5. 5
    EJA EAD é mais fácil que o ensino presencial?

    Não. Assim como a EJA presencial, a modalidade a distância também tem provas, trabalhos e notas mínimas para receber o certificado de conclusão do ensino médio. Também exige tempo, dedicação e objetividade. No entanto, o EAD oferece mais liberdade para estudar nos seus próprios horários, tendo um ritmo diferente do tradicional.

  6. 6
    Quem pode se inscrever para realizar o ensino médio a distância?

    Para matricular-se na EJA do Ensino Médio na modalidade a distância, é preciso ter 18 anos completos ou mais e apresentar a documentação necessária. Você pode matricular-se em qualquer época do ano.

  7. 7
    Não tenho todos os documentos agora. Posso começar a fazer o curso EAD?

    Sim, você pode começar o seu curso EJA na modalidade a distância mesmo sem ter todo os documentos em mãos no momento da inscrição. No entanto, você só poderá fazer as avaliações quando efetivar sua matrícula e entregar todos os documentos. A entrega do histórico escolar e do certificado será após concluir todas as avaliações, mediante requerimento próprio.

  8. 8
    Posso fazer a Ensino médio sem concluir o Ensino Fundamental?

    Sim, desde que atenda o seguinte requisito: O aluno poderá matricular-se na 1ª etapa da EJA Ensino Médio na modalidade EaD, desde que comprove a conclusão ou aprovação parcial no 9º ano do Ensino Fundamental, em regime de progressão parcial em até 4 (quatro) disciplinas da escola de origem. Ou se possuir o Ensino Fundamental Incompleto, poderá fazer a avaliação de reclassificação para dar continuidade aos seus estudos.

Baixe nosso e-Book com dicas para otimizar o seu tempo nos estudos

Ebook Curso Supletivo
Curso Supletivo do Ensino Médio – EJA a Distância

Credenciado pelo Conselho Estadual de Educação CEE/MG, com certificado válido em todo o Brasil e exames realizados na cidade/polo de sua escolha.

Carrinho de Compras